segunda-feira, 29 de Abril de 2024  00:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-08-2005

Vinte e seis incêndios por circunscrever às 14:15


Incêndio

Vinte e seis incêndios estavam por circunscrever às 14:15 de hoje em dez distritos do continente, envolvendo no combate 2.569 bombeiros, 714 viaturas e 25 meios aéreos, de acordo com o Serviço Nacional de bombeiros e protecção civil.

O incêndio de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, continua a ser o que concentra mais meios, com 210 bombeiros, 71 veículos, três meios aéreos e quatro viaturas de emergência, além de pessoal de assistência médica.

Os distritos de Viana do Castelo e Viseu, com sete fogos, e o de Vila Real (com cinco) eram os mais atingidos, verificando-se ainda incêndios nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.

No mesmo comunicado, o SNBPC informa que a população de Cova vai ser deslocada como medida de precaução devido ao incêndio que lavrava em France, concelho de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo.

Encontram-se envolvidos no combate aos fogos um total de 2.569 bombeiros, apoiados por 714 veículos e 24 meios aéreos nacionais e um estrangeiro.

Estão ainda empenhados em acções de combate, rescaldo e vigilância 24 pelotões militares, num total de 528 homens, e quatro máquinas de rasto.

Por causa dos fogos que assolam o país, o Instituto Nacional de Emergência Médica destacou cinco viaturas médicas suplementares ao seu serviço habitual para as zonas de Pampilhosa da Serra, Viana do Castelo, Vila Real e Chaves.

Foram ainda destacadas duas ambulâncias para Pampilhosa da Serra e uma para Viana do Castelo, segundo o INEM.

Na sequência do pedido de ajuda efectuado sábado à União Europeia, através da activação do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, a mesma fonte revela que começam "a operar amanhã (segunda- feira), em território nacional, dois Canadair enviados por França e três helicópteros enviados pela Alemanha".

A Espanha enviou também dois aviões Canadair, um dos quais está já a operar em Viana do Castelo.

Durante o dia de sábado, registaram-se 419 fogos em 12 distritos do país.

Segundo a Direcção Geral dos Recursos Florestais, de 01 de Janeiro a 14 de Agosto, arderam 114.517 hectares de floresta.

No mesmo período, ocorreram 5.144 incêndios florestais e 18.477 fogachos (menos de um hectare de área ardida). Os Distritos mais castigados foram os do Porto (942), Viseu (734) e Braga (689).

O Distrito menos sacrificado foi o de Setúbal, onde se registaram apenas 76 incêndios florestais e 427 fogachos, responsáveis por uma área ardida de 712 hectares.

Desde o início do ano e até 19 de Agosto, morreram pelo menos 13 pessoas devido aos incêndios, dez das quais bombeiros, e foram detidos 95 suspeitos de fogo posto.

O presidente da Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais disse recentemente que o dispositivo disponível para combate aos incêndios é, desde 01 de Julho, de 4.200 bombeiros, mil viaturas e 49 meios aéreos.

A seca e as intenções criminosas são as causas mais apontadas para os incêndios.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®